Conhecer e dar a conhecer as muitas e diversificadas iniciativas a acontecer em Portugal que contribuem para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é o objetivo do Prémio ODSlocal. Lançado pelo consórcio ODSlocal, o prémio traduz-se num apoio monetário a três projetos mapeados no Portal ODSlocal, sendo vital que tenham um impacto claramente positivo no avanço da Agenda 2030, sejam fortemente inspiradores e possuam um elevado potencial de replicabilidade. As candidaturas estão a decorrer até 31 de outubro. Se tem um projeto que cumpra estes critérios informe-se e inscreva-se já! A mudança rumo ao cumprimento da Agenda 2030 é global, mas concretiza-se e é visível sobretudo ao nível local e somos nós quem faz a diferença.
Quem pode apresentar projetos?
Podem candidatar-se entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, e serviços locais de entidades públicas que desenvolvam atividades nas áreas do ensino, saúde, cultura ou de natureza social (consultar exceções no portal ODSlocal).
Que tipo de projetos podem concorrer?
Entre outros critérios, devem ser projetos coletivos em curso e com atividade no último ano que tenham um impacto concreto (mensurável) e que estejam alinhados com as metas de pelo menos três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável diferentes. Devem ser promovidos por atores locais com base no potencial endógeno do território onde se localizam e estar visíveis e acessíveis ao público (não podem ser exclusivamente virtuais).
Consulte já todos os requisitos e inscreva o seu projeto através do preenchimento do formulário disponível em www.odslocal.pt/novo-projeto até 31 de outubro de 2022 (ver vídeo sobre como candidatar o seu projeto).
Atenção: Não são elegíveis projetos que tenham sido premiados nas duas edições anteriores do Prémio ODSlocal
+informações na Plataforma ODSlocal ou mediante envio de e-mail para info@odslocal.pt
_ _
Sobre o Plataforma ODS Local
Iniciativa de mobilização abrangente e intensa de decisores e técnicos municipais, agentes locais e cidadãos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030. Apoia-se num portal online dinâmico que permite visualizar e monitorizar os contributos e progressos de cada Município em relação aos ODS, com um rigoroso controlo de qualidade da informação e um intenso envolvimento de atores e respetiva capacitação, a par de uma forte aposta numa estratégia de comunicação. Parceiros: CNADS - Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, OBSERVA - Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, MARE - Universidade Nova de Lisboa e 2adapt