A nova ligação do Trilho da Ribeira das Vinhas já está pronta. O caminho conta agora com um percurso de mais de sete quilómetros no meio da natureza que pode percorrer a pé, de bicicleta ou a cavalo.
Um passeio ideal que pode fazer sempre que lhe apetecer. Um grande espaço verde que atravessa a vila até ao Parque Natural Sintra Cascais. Este caminho é também uma forma de deslocação para vários munícipes que vivem nas áreas circundantes e o utilizam para o acesso ao centro e, a partir de agora, também à Quinta do Pisão, passando pelo Parque Urbano das Penhas do Marmeleiro, em Murches.
A nova ligação foi aberta ao público com um passeio ao longo do trilho. Mais um momento importante na revolução verde que o concelho atravessa, com a criação e ampliação de vários espaços verdes em meio urbano.
Com diversos acessos ao longo do percurso, o Trilho da Ribeira das Vinhas serve a população no seu dia a dia, seja para a prática desportiva, lazer ou para deslocação dos munícipes, o caminho promove uma forma de mobilidade leve entre algumas localidades e o centro da vila. Agora, mais extenso, passa a ser possível a deslocação até ao Parque Natural Sintra-Cascais por este trilho, outrora utilizado para transporte e fornecimento de produtos agrícolas à vila.
Além de muito importante para os munícipes, este amplo espaço verde é também fundamental para o ambiente. A intervenção do local, que é um dos principais corredores ecológicos de Cascais, contou com a requalificação da galeria ripícola, o reperfilamento do leito, eliminação de resíduos e preparação das margens para plantação de vegetação. Foram também instaladas bacias de retenção de água, essenciais para a redução do risco de cheias.
Um caminho que recupera uma antiga tradição e onde ainda é possível encontrar ovelhas a pastar. Uma verdadeira experiência na natureza em pleno espaço urbano.
FMC/CMC