Cada dia, um local. Em Cascais é cada vez mais fácil reciclar todo o tipo de resíduos. O primeiro Ecocentro Móvel do país foi inaugurado esta manhã. A partir de agora este equipamento irá circular pelo concelho, estando presente em diferentes freguesias a cada dia da semana.
“Saúdo a iniciativa de Cascais. É importante trabalharmos a recolha mais próxima do cidadão e de facto informar as pessoas de que há determinados fluxos que têm uma possibilidade de serem valorizados e que não devem ir para o ecoponto tradicional,” salientou a Secretária do Estado do Ambiente, Inês Costa, na inauguração do equipamento.
O Ecocentro Móvel permite a reciclagem de 12 fluxos de resíduos distintos, possibilitando o desvio dos resíduos indiferenciados dos “resíduos perigosos domésticos”, cuja fração terá de ser recolhida seletivamente por toda a União Europeia até 1 de janeiro de 2025. Enquanto os pequenos eletrodomésticos, toners e tinteiros, lâmpadas, latas de tinta, entre outros, têm a sua reciclagem assegurada através da TratoLixo; as rolhas, revistas e livros serão reutilizados através de parcerias com entidades como a rede de bibliotecas do município, por exemplo.
Este equipamento permitirá robustecer o sistema de reciclagem e contribuir para a Economia Circular no concelho, reforçando a implementação de políticas de sustentabilidade a nível local. Em breve, vão ser instalados mais seis Ecocentros fixos em todo o concelho. No sentido do combate ao lixo abandonado, a autarquia está ainda a criar uma campanha de sensibilização para o abandono de monos e cortes de jardim na via pública e tem uma Brigada de Intervenção Ambiental no terreno.
Conheça os Fluxos de Reciclagem do Ecocentro Móvel:
- Cabos Elétricos
- Pequenos Eletrodomésticos
- Pilhas e Baterias
- Toners e Tinteiros
- Lâmpadas
- Latas de Spray
- Loiças, Espelhos e Vidros
- Cassetes, DVDs e CDs
- Latas de Tinta
- Livros e Revistas
- Rolhas
- Caricas