Reciclar desde pequeno é o grande objetivo da Sociedade Ponto Verde (SPV) com a distribuição de novos Ecopontos nas escolas. Cascais é o primeiro município do país a aderir a este projeto, numa parceria dinamizada entre a SPV e o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do concelho.
Ao todo vão ser 78 as escolas do 1.º ciclo e Jardins de Infância a receberem estes caixotes, permitindo que mais de 7000 alunos de Cascais tenham mais ferramentas para fazer a reciclagem corretamente.
Os primeiros Ecopontos foram entregues esta manhã na Escola EB1 Fernando Teixeira Lopes, na Amoreira. E para receber este novo projeto, os alunos prepararam uma dança relacionada com a reciclagem. Tiveram ainda espaço para colocar questões à Cascais Ambiente, à SPV e aos vereadores com o pelouro da Educação e do Ambiente.
O aluno Angelo Machado adianta que gostou muito dos novos Ecopontos, “porque são muito grandes e dá para pôr muito lixo. Precisamos de reciclar porque só temos um planeta para viver e está quase todo poluído”.
“Achei estes meninos maravilhosos, extraordinários e fantásticos. Eles sabem os R’s todos do Ambiente, que é Recuperar, Reutilizar, Reciclar. É notável o trabalho que aqui está feito e a sensibilidade destes meninos”, revelou Ana Isabel Morais, CEO da SPV.
Ana Isabel explica que este projeto tem por objetivo “trazer para perto das crianças os contentores para que no dia a dia possam colocar aquilo que resta das embalagens e do que fazem na escola” e acrecenta que, Cascais foi o primeiro município a acolher o programa porque “é uma autarquia que tem dado sempre muita importância e relevância a todos os temas da educação ambiental. Isto é uma parceria da SPV com Cascais para promovermos e melhorarmos a educação ambiental de todos os cidadãos”.
Ao todo vão ser mais de 1000 os Ecopontos distribuídos nas escolas do concelho. A cada sala de aula de 1.º ciclo e Jardim de Infância vão ser entregues um Ecoponto Azul e um Amarelo para que os alunos possam separar e reciclar os materiais que utilizam nas aulas.
A vereadora com o pelouro do Ambiente, Joana Balsemão, adianta que “esta iniciativa também advém do facto da equipa de Educação e Sensibilização Ambiental fazer várias atividades com as escolas”. Para a vereadora, “é muito importante que a comunidade escolar possa pôr em prática o que aprende com estas equipas. O projeto dos cantis e este dos ecopontos surgem neste contexto, dar ferramentas para se pôr em prática a informação que é recebida e consolidada através das atividades de educação ambiental”.
Esta iniciativa desenvolve-se no âmbito do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais que foi implementado no ano letivo 2012/2013. Até à data, já envolveu cerca de 172 556 alunos através da realização de 6 072 ações de sensibilização.