A iniciativa é organizada pela Rede de Municipíos para a Adaptação Local às Aterações Climáticas, da qual Cascais faz parte.
Cascais foi assim responsável por fazer o primeiro processo de monitorização da rede constituída por 30 municípios, ficando responsável pela análise do impacto na rede da adaptação a nível nacional. As boas praticas aplicadas no município no domínio dos recursos hídricos, nomeadamente no abastecimento e redução de perdas de água, é outro dos temas que será abordado por Cascais.
O Seminário Adaptação Local às Alterações Climáticas é um dos primeiros eventos que tem a chancela da Rede de Municipíos para a Adaptação Local às Aterações Climáticas, criada no final de 2016 por 30 municípios depois do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local.
O seminário visa capacitar técnicos municipais sobre as alterações climáticas e a adaptação ao nível local; sensibilizar e capacitar o maior número possível de municípios e outros atores para os desafios das alterações climáticas e da sua adaptação; além de dinamizar a partilha de boas práticas e promover a troca de conhecimentos.
Entre os temas a abordar estão instrumentos e métodos para a adaptação em áreas como metodologias participativas, cartografia, análise custo-benefício, financiamento, monitorização do ciclo urbano, entre outras. A adaptação em sectores como zonas costeiras, florestas, recursos hídricos e turismo também serão detalhados na iniciativa que conta ainda com experiências internacionais, de empresas privadas, instituições de investigação, entre outros.
Recorde-se que Cascais apresentou a 15 de setembro o seu Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas – Cascais 2030, que identifica 13 medidas que integram um total de 80 ações a serem implementadas no município, e que terão impacto imediato na segurança de pessoas e bens. O Plano de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas – Cascais 2030 tem na sua génese uma inovação: teve como base um longo processo consultivo aos munícipes e técnicos de diversas instituições para a sinalização de prioridades nos projetos e ações a implementar