O mote é da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2017 e serviu de inspiração a várias iniciativas que vão decorrer nestes dias, junto da população do concelho de Cascais.
No dia 23, por exemplo, o Mercado de Carcavelos será invadido por sacos originais e reutilizáveis, feito pelos alunos do colégio St. Jullian's School, em Carcavelos.
Os sacos resultam da transformação de t-shirts já sem uso, que sobraram de uma antiga campanha publicitária. A ação (SacOff) contou com o apoio dos utentes do Centro Comunitário da Paróquia da Parede na transformação das t-shirts, numa aproximação e intercâmbio entre gerações. Os novos sacos serão distribuídos durante o mercado, como forma de sensibilizar para a reutilização dos materiais e redução da produção de resíduos (sobretudo sacos de plástico).
Entretanto, decorre em várias escolas públicas e privadas do concelho o concurso Eco-Mascote. O desafio, já lançado, era construir uma mascote da escola, recorrendo à reutilização de materiais. As mascotes a concurso serão votadas online durante a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2017.
Na EB1 Branquinho da Fonseca a ação “Escola mais ambiente” vai permitir a realização de uma auditoria ambiental à escola, feita pelos próprios alunos. As medidas de correção ambiental deverão ser implementadas posteriormente, ao longo do ano letivo.