De cor laranja, os novos equipamentos resultam de uma intervenção conjunta da empresa municipal Cascais Ambiente da Câmara Municipal de Cascais para proporcionar a oportunidade perfeita para quem quer ficar em forma ou manter o nível já conseguido em pleno ar livre.
“Próximo do mar, parece que custa menos fazer abdominais ou elevações. É uma inspiração”, confessa um dos utilizadores regulares dos equipamentos de ginástica no paredão. “Por estarem neste local os ferros acabam por se estragar mais depressa e também há quem goste de estragar, por isso é bom que a Câmara os tenha trocado”, refere, a propósito da substituição recente efetuada pela autarquia.
“Chegámos a pensar que a Câmara ia tirar isto daqui e até houve amigos nossos que enviaram mensagens para o Facebook da Câmara a perguntar o que se passava”, aponta outra utilizadora regular do ginásio ao ar livre. “Ficámos mais descansados quando nos disseram que iam por equipamentos novos e já cá estão!”, completa.
A instalação aconteceu nos últimos dias, abrangendo também (outros locais como os parques urbanos Parque Marechal Carmona, Quinta da Alagoa e Quinta de Rana) e vai ainda estender-se à Guia, para renovar completamente o ginásio ao ar livre ali existente. Será o primeiro ginásio deste tipo instalado em Cascais.
No concelho há dezenas de locais onde é possível a pessoas de todas as idades ficar em forma, trabalhando diferentes músculos e articulações em espaços públicos. É o caso dos parques Municipais da Quinta de Rana e da Quinta da Alagoa, da Urbanização da Quinta de S. Gonçalo e outras zonas informais como o Pinhal dos Rotários, o Pinhal do Junqueiro ou a Quinta da Bela Vista.
Importante é encontrar tempo para, ao longo do ano combater o sedentarismo e promover uma vida mais saudável.