No painel dedicado ao ambiente, eficiência e economia circular, Luís Capão, administrador da Cascais Ambiente, falou da utilização da plataforma inteligente de gestão de resíduos que permitiu a redução das emissões de dióxido de carbono em cerca de 350 ton/ano, graças à otimização dos circuitos de recolha de resíduos, que passaram de 14 circuitos diários para 8. Por ano, os camiões de recolha de resíduos fazem menos 180 mil km, poupando cerca de 800 mil euros/ano.
Com esta plataforma de gestão de resíduos também se conseguiu aumentar a participação dos munícipes quer na utilização dos serviços de recolha de resíduos da câmara, que são gratuitos, quer na deteção de casos de deposição incorreta de resíduos. Não é por isso de admirar que o índice de satisfação dos munícipes com os serviços da Cascais Ambiente seja da ordem dos 93%.
O Zoom Smart Cities é um evento internacional, que visa refletir sobre as estratégias globais das cidades e participar na agenda global que define a inteligência como ingrediente principal para a sustentabilidade ambiental.