Desde concertos, a provas desportivas, festas temáticas ou outras, são muitas as iniciativas lúdicas que reúnem centenas ou milhares de pessoas em Cascais, a maior parte das vezes aos fins de semana. No final da festa a equipa da Cascais Ambiente entra em ação, de modo a repor o espaço exatamente como se encontrava antes do evento. Mas a verdade é que os trabalhos de limpeza começam ainda antes da realização dos eventos, com a análise do tipo de evento e do espaço onde este irá ocorrer, de modo a definir os locais mais apropriados para os contentores de resíduos e a tipologia de contentores de resíduos mais adequados.
Durante o Cascais Triathlon, por exemplo, que teve lugar de 24 a 25 de setembro e percorreu boa parte da cidade de cascais, as equipas da Cascais Ambiente começaram um dia antes da prova. Nos dias das provas, o trabalho começou às 4h00 da manhã, com a limpeza das praias (Praia dos Pescadores, Praia da Conceição, Praia da Rainha e Praia das Moitas) que os atletas iriam mais tarde percorrer.
Durante o evento, a “brigada” da Cascais Ambiente está atenta: despeja caixotes, apanha garrafas de água ou embalagens de comida abandonada no chão... A jornada só termina várias horas depois da prova, depois de caixotes retirados, da varredoura mecâmica e da lavagem entrar em ação.