O Plano Municipal de Eficiência na Iluminação Pública, com uma poupança estimada de mais de 300 mil euros por ano; o Plano de Modernização de Semáforos, que permitirá emitir menos 92 toneladas de CO2 por ano e a poupança de 52 mil euros por ano, e a realização de auditorias energéticas em edifícios da autarquia, foram algumas das medidas apresentadas por Cascais.
A sensibilização ambiental, que envolveu mais de 100 000 jovens e 108 escolas do concelho, e o trabalho realizado em matéria de adaptação às alterações climáticas, que permitiu construir uma rede local de adaptação com mais de 130 pessoas e 20 entidades distintas, foram outros dos casos apresentados.
Cascais faz parte do Pacto dos Autarcas desde fevereiro de 2009, ficando a autarquia comprometida a adoptar medidas de luta contra o aquecimento global. A criação deste Pacto , considerado a mais importante iniciativa urbana global ao nível do clima e da energia, tem como objetivo a colaboração entre municípios e países no sentido de reduzirem 20 por cento das suas emissão de gases com efeito de estufa (GEE) até 2020.