CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Perguntas Frequentes do IRec

 

Tenho dúvidas acerca do registo na aplicação CityPoints Cascais: como fazer?

Para receber um atendimento personalizado, entre em contacto com a Linha Cascais: 800 203 186 - 2ª a 6ª das 9h às 18h, chamada gratuita ou por e-mail atendimento.municipal@cm-cascais.pt

---

As minhas embalagens foram rejeitadas apesar de cumprir com os requisitos: qual a razão? o que deveria fazer?

O setor das bebidas é extremamente dinámico e novas embalagens surgem no mercado todos os dias. Embora tenhamos uma equipa dedicada a atualização de novas referências, é um verdadeira desafio  fazer com que sejam todas aceites! Adicionalmente o iREC também distingue-se dos outros projetos pois é a primeira vez que um piloto aceita também as embalagens de vidro, cuja base de registo é por tanto ainda limitada.

Eis a razão porque muitas embalagens ainda não são reconhecidas pelas máquinas: ainda não constam na base de dados.

Para isso, a ajuda de todos é preciosa: embaladores, retalhistas e municipes também!

Tem duas opções:

- algumas lojas solicitaram a colocação de contentores verdes e amarelos, juntos à máquina, para que possa depositar as embalagens rejeitadas. Sâo recolhidas diariamente para que possam ser inseridas na base de dados. O prazo médio é de 10-12 úteis.

- caso a loja não disponha de ecopontos para embalagens rejeitadas, poderá enviar diretamente para irec@cascaisambiente.pt tres fotografias das suas embalagens rejeitadas: uma fotografia frontal e inteira da garrafa, uma fotografia com o código de barras legível e uma fotografia com a capacidade legível. Este método não é tão eficaz como a primeira opção pois por vezes é necessário digitalizar a silueta da garrafa. Sempre que possa, opte por deixar as embalagens rejeitadas nos contentores juntos à máquina.

---

As embalagens devem ser inseridas com as tampas?

A máquina aceitam as embalagens com ou sem tampa!

---

Como funciona a máquina por dentro?
A máquina está equipada com vários sensores (código barras, tamanho, peso, material) e 3 contentores, um por cada tipo de embalagem de bebida: garrafas de vidro, garrafas de plástico (PET) e latas de alumínio.
Ao inserir a embalagem de bebida, a mesma é automaticamente analisada e encaminhada para o contentor certo.
As garrafas de plástico PET e latas de alumínio serão esmagadas, em quanto as embalagens de vidro serão recolhidas num contentor com queda “suave”.
Periodicamente, as nossas equipas abrirão as máquinas para esvazia-las e encaminhar as embalagens recolhidas para a Tratolixo, empresa parceira encarregue da gestão dos resíduos.

---

Quantos pontos valem cada embalagem?
Menos de 0,5l : 1 citypoint
De 0,5 até 2l : 2 citypoints

---

Por que razão as máquinas só aceitam embalagens de bebidas?
Este sistema já em vigor em outros países (na Suécia foi implementado em 1984!) provou a sua eficácia ao focar-se num grupo mais reduzido de embalagens. A experiencia mostra que permitiu reduzir o lixo no chão e melhorar a qualidade das embalagens recolhidas.

---

Quero entregar as minhas embalagens de bebidas mas devido a pandemia do Covid 19 tenho receio de tocar na máquina, como faço?
Pode usar a máquina sem tocar nela uma única vez!
> O receptáculo principal tem largura suficiente para conseguir inserir embalagens até 2l sem tocar nele.
> Após inserir a última embalagem, o talão sai automaticamente!

Porém, seja responsável e siga as recomendações da DGS e as que tomamos no âmbito deste projeto. Clique aqui!

---

Posso devolver garrafas de azeite e de óleo? E as minhas garrafas de champô vazias?
Apenas são aceites embalagens de bebidas vazias como as garrafas ou latas de sumo, água, refrigerantes e bebidas alcoólicas (vinho, cerveja e sangria).

As demais embalagens de produtos alimentares e de higiene e beleza iriam contaminar e impactar a qualidade das embalagens de bebidas. 

---

Posso devolver embalagens de leite ou iogurtes líquidos?

A principal razão para a isenção do leite é sobretudo por razões de higiene e segurança alimentar.

A sua degradação afeta e contamina as restantes embalagens. No caso específico das máquinas, há também uma maior exigência em termos de manutenção e gestão de odores

---

O que vou ganhar com isto?
A cada embalagem devolvida, vai acumular pontos graças a aplicação dos City points. Descarrega a aplicação, leia o seu QR Code do talão emitido e veja o que pode ganhar: escovas de dentes em bambu, cadernos reutilizáveis, sacos de rede para frutas e legumes, bee’swraps, etc.

---

Qual o destino das embalagens recolhidas?
Todas as embalagens são recolhidas e  novamente triadas pela Tratolixo, empresa responsável pela gestão de resíduos no concelho de Cascais. São depois encaminhadas para os nossos parceiros para produzir novos produtos ou embalagens!