CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Roteiro Municipal para a neutralidade carbónica em 2050

Este Roteiro Municipal para a neutralidade carbónica em 2050 define a estratégia a médio longo prazo que avalia o balanço entre as emissões de gases com efeito de estufa no município e a sua remoção da atmosfera. Processo feito através da redução das referidas emissões e a sua absorção da atmosfera pelos designados “sumidouros”.

A neutralidade das emissões de carbono é o equilíbrio entre as emissões (através da indústria, do transporte, de deflorestação, do setor doméstico, entre outros) e a absorção do dióxido de carbono da atmosfera (por exemplo, através da gestão sustentável das florestas). Para reduzir a zero as emissões de gases com efeito de estufa, estas têm de ser contrabalançadas pela absorção, ou sequestro, de carbono.

No caso de Cascais, o novo paradigma da neutralidade de carbono impõe uma avaliação cuidada sobre qual o esforço necessário para a descarbonização das principais atividades do concelho. Esta análise é fundamental para informar os decisores políticos e apoiar o modelo de gestão nos próximos 20-30 anos.

Conheça aqui o roteiro.