CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Plano Estratégico de Cascais face às Alterações Climáticas

O Plano Estratégico de Cascais face às Alterações Climáticas (consulte aqui) é um projeto que analisa, para o concelho e para o próximo século, os potenciais impactos provocados pelas alterações climáticas em diversos setores, e as possíveis estratégias de ação para lidar com essa questão.

Os impactos e a vulnerabilidade às alterações climáticas variam conforme a localização geográfica, as condições sociais, económicas e ambientais da região em estudo, tendo sido efectuada uma regionalização destas variáveis.

O Plano Estratégico de Cascais face às Alterações Climáticas é o resultado de um estudo multi-sectorial que pretendeu caracterizar os impactos e as oportunidades a nível municipal de uma forma integrada, colocando as alterações climáticas nos planos, políticas e medidas de acção da Câmara Municipal da Cascais.

OBJETIVOS
Projetar cenários do clima futuro, a partir de modelos de circulação geral da atmosfera do Centro Hadley (Reino Unido), usando os mais recentes cenários de emissões de gases com efeito de estufa propostos pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), da ONU.
Apresentação de quatro modelos diferentes para a observação do impacto dessas alterações, ao nível áreas de recursos hídricos, zonas costeiras, biodiversidade, pescas, agricultura, saúde humana, turismo e energia.

A EQUIPA
O PECAC foi elaborado por uma equipe multidisciplinar e multi-institucional coordenado pelo grupo de investigação CC-IAM que faz parte do laboratório SIM da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e teve a colaboração de equipas do IST, INFOTOX e LNEG.

O QUE CONSULTAR
Aqui poderá consultar os principais resultados deste estudo, incluindo os cenários sócio-económicos e climáticos para o concelho, os principais impactos esperados nos sectores mais vulneráveis, e as possíveis estratégias de acção para lidar com as alterações climáticas.
Consulte aqui o PECAC.

OUTROS ESTUDOS
Para além do PECAC também poderá consultar outros estudos, como por exemplo o "Climate Change in Portugal. Scenarios, Impacts and Adaptation Measures" (SIAM).