CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Monitorização Biológica da AMP das Avencas

 

Entre 2010 e 2016 foram tomadas medidas no sentido de reclassificar a praia das Avencas como uma área marinha protegida, com gestão local, pela Empresa Municipal do Ambiente de Cascais. Realizaram-se sessões de participação pública, de forma a angariar propostas para a nova legislação, bem como diversas atividades de educação e sensibilização ambiental para a comunidade escolar e público em geral. A condução de visitas guiadas, criação de trilhos de visitação e de campanhas de comunicação contribuíram para aumentar o conhecimento da população relativamente à importância ambiental da praia das Avencas e permitiu uma elevada concordância com a legislação, em particular pela comunidade piscatória.

Nesta área protegida em particular, os trabalhos de monitorização biológica mensais, desenvolvidos por técnicos municipais, são essenciais para averiguar alterações nas comunidades da zona entre-marés.

A presente metodologia de monitorização da área de estudo, realizada entre as praias da Bafureira e da Parede, teve início em novembro de 2011. Este plano de monitorização tem como objetivos avaliar a evolução da biodiversidade no interior e exterior da ZIBA/AMPA, medir flutuações nas comunidades, bem como as suas respostas a perturbações naturais e de origem antropogénica.

Relatório 2014
Relatório 2015
Relatório 2016
Relatório 2017
Relatório 2018
Relatório 2019
Relatório 2020

Entre 2016 e 2017 a equipa de Biologia do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (MARE – ISPA) realizou um trabalho de Monitorização Biológica complementar na Área Marinha Protegida das Avencas durante o período de 6 meses.

Esta Monitorização teve como principais objetivos:

  • Monitorização de espécies com interesse económico;
  • Monitorização de espécies não indígenas;
  • Monitorização do efeito das alterações climáticas sobre as comunidades intertidais.

 

Os resultados desta monitorização especifica poderão ser encontrados aqui:

Relatório Geral
Relatório Suplementar