CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Árvores das ruas de Cascais | Benefícios

REMOÇÃO DE POLUENTES DO AR

As árvores urbanas têm também um contributo na remoção de poluentes atmosféricos tóxicos (gases e partículas) que podem causar efeitos adversos à saúde humana, como problemas cardiovasculares e respiratórios e, em casos de exposição prolongada, outras doenças graves.

 > As árvores de grande porte e saudáveis podem remover entre 60 e 70 vezes mais poluição do ar do que árvores menores.
 > As árvores das ruas de Cascais removem 16 toneladas de poluentes por ano.
 > As árvores das ruas de Cascais removem 897 kg de dióxido de azoto (NO2), por ano, que corresponde a 269 carros a circular durante 1 ano.

Os poluentes atmosféricos CO, SO2 e NO2 são emitidos para a atmosfera principalmente através da combustão de combustíveis fósseis em centrais elétricas, edifícios industriais e pelos veículos motorizados. O O3, ao nível do solo, é formado através de reações químicas entre os poluentes atmosféricos e a luz solar (EPA). O material particulado (PM2,5 e PM10) pode ser emitido diretamente de fontes como as estradas não pavimentadas, campos e chaminés, ou formado na atmosfera por intermédio de reações químicas complexas.

REDUÇÃO DO CALOR URBANO

As árvores localizadas nas imediações dos edifícios influenciam os consumos de energia utilizada nestas estruturas, através da redução da temperatura do ar, promoção de sombra e através do efeito barreira contra o vento com benefícios ao nível energético.  

 > Até 80% do efeito de diminuição da temperatura ambiente provocada pelas árvores resulta diretamente do ensombramento.
 A presença de árvores em meio urbano permite a redução das temperaturas diurnas entre 5ºC e 20ºC.

HIDROLOGIA URBANA

Quanto à hidrologia urbana, que inclui o escoamento de águas pluviais que se deslocam sobre a superfície do solo, é um processo importante nas áreas urbanas que apresentam muitas superfícies impermeáveis (i.e., estradas, parques de estacionamentos e telhados) que não fomentam a infiltração da água no solo, sendo a água direcionada de forma rápida e em grande volume para canais de drenagem.
As árvores urbanas têm um papel importante na diminuição dos efeitos negativos provocados pelo escoamento das águas pluviais, quer em arruamento quer em jardins e/ou incluídas em soluções de bacias de retenção, em todas as situações a presença da árvore é relevante pelo papel que desempenha na retenção da água nas folhas e troncos (uma parte é absorvida e outra evaporada) e pela presença das raízes e folhas mortas no solo, o que releva a presença da árvore na cidade ao minimizar a quantidade de água que atinge a superfície do solo para escoamento de águas pluviais para canais de drenagem e promover a sua infiltração no solo.

 > As árvores das ruas de Cascais evitam o escoamento de 13.871 m3 de água por ano.

ARMAZENAMENTO E SEQUESTRO DE CO2

Quanto ao armazenamento e sequestro de dióxido de carbono (CO2) é um serviço prestado pelas árvores durante toda a sua vida, onde contribuem diretamente para a mitigação das alterações climáticas, através da absorção de CO2 da atmosfera e posteriormente armazenado como carbono nos seus componentes (troncos, ramos e raízes). As taxas de sequestro e armazenamento de carbono são frequentemente apresentadas como carbon dioxide equivalents como forma de medir a pegada de carbono. O carbon dioxide equivalents apresenta um único valor para representar a quantidade de CO2 que criaria o mesmo impacto que todos os gases de efeito estufa combinados (CO2, CH4, N2O e O3).

 > As árvores das ruas de Cascais sequestram 408,7 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano

OUTROS BENEFÍCIOS

As árvores urbanas desempenham um papel fundamental na saúde das populações, ao influenciar e melhorar a saúde humana bem como a qualidade de vida nas cidades.

De acordo com vários estudos, a presença de árvores e espaços verdes nas cidades incentiva a prática da atividade física, reduz o stress e estimula a coesão social, reduz os atos criminosos, aumenta as interações sociais e o valor das propriedades. As árvores nos arruamentos podem criar uma parede vertical entre os passeios e as estradas, sendo vantajoso para os motoristas, pois auxilia na orientação dos seus movimentos e na avaliação da velocidade, aumentando assim a segurança da comunidade.

As árvores funcionam ainda como barreira física para os pedestres, em caso de acidente. 

Conheça o projeto iTree.