CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Controlo da Vespa-Asiática 2022

Quinta, 29 Dezembro 2022
Campanha de 2022 permitiu intervencionar 151 ninhos

Veja as diferenças entre a Vespa e a Vespa Asiática aqui

Cada vez mais visíveis em Portugal, a Vespa-Asiática representa uma ameaça aos ecossistemas dado que se alimenta de abelhas e outros insetos polinizadores. Controlar esta espécie é cada vez mais importante e, em Cascais, desenvolvemos várias iniciativas para o fazer, contando com o apoio da população para sinalizar os locais dos ninhos.

Através desta iniciativa foram instaladas 50 armadilhas para Vespa-Asiática no concelho, o que permitiu capturar mais de 30 vespas fundadoras e cerca de 70 vespas asiáticas. Em 2022, as equipas trataram ainda cerca de 151 ninhos e a campanha foi prolongada até ao final do ano porque as temperaturas se mantiveram elevadas.

Bem distinta da vespa europeia, a vespa-asiática, velutina nigrithorax, é um inseto mais escuro e um pouco maior, de corpo aveludado e patas amarelas. Apesar de não serem mais agressivas que as vespas comuns, quando sentem o seu ninho ameaçado reagem e podem perseguir a ameaça por centenas de metros. Ao alimentar-se de abelhas autóctones e outros insetos polinizadores, a Vespa-Asiática coloca em risco todo o ecossistema e, por isso, representa uma preocupação. 

Na primavera, as rainhas fundadoras constroem os ninhos primários onde se vão reproduzir e, mais tarde, no verão, instalam-se no local definitivo – um ninho de grandes dimensões.

O que fazer se encontrar um ninho:
Ligue para a Linha Cascais - 800 203 186
Reporte através do Fix Cascais - https://www.cascais.pt/fixcascais

Não tente destruir os ninhos. Uma vez identificados serão enviados técnicos ao local para os eliminar. Em caso de picada, contacte o 112.